Seminário lança Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Gestão de Campanha


O primeiro seminário de Direito Eleitoral promovido pelo Idasp contou com a participação de grandes autoridades no assunto e abordou temas relevantes para a sociedade.

Na transmissão ao vivo pelo canal do instituto, no Youtube, a Dra Maria Claudia Bucchianeri, ministra substituta do TSE, discutiu sobre a participação feminina na política. “ A nossa lei, no que se refere a superação da sub representação política da mulher, sempre trabalhou no campo da repressão. Primeiro fixou-se uma cota de candidaturas de 30% de mulheres, que é o que temos hoje. Nós tivemos os lamentáveis episódios de candidaturas fictícias de mulheres que estavam lá simplesmente para burlar o mandamento legal”.

O seminário contou também com o ex-ministro do TSE, Dr. Joelson Dias, que alertou para a adoção pelo Brasil de modelos de reformas eleitorais de outros países. “ Muitas das propostas podem acabar por piorar nosso regime político, nosso sistema democrático”.

Durante o seminário, a Dra Ângela Haonat, ex-juíza eleitoral e professora da Universidade Federal do Tocantins, lançou a Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Gestão de Campanha, que pretende priorizar a interdisciplinaridade de saberes. “Nós iremos abordar temas atuais debatidos nos tribunais, a reforma política, os aspectos gerais, jurídicos e contábeis do planejamento de campanha e os fundamentos do direito eleitoral, político e partidário”.

1 visualização