Provando porque é considerado uma das maiores autoridades em direito penal do país, a aula master com o procurador de justiça, Rogério Greco, foi surpreendente e reveladora.

Durante três horas, empresários, advogados, gestores públicos e demais alunos do Idasp tiveram a oportunidade de compreender questões relacionadas as Velocidades do Direito Penal e o Direito Penal do Inimigo.

“Temos uma grande quantidade de leis penais no país, que prometem maior punição aos infratores, mas acabam culminando no enfraquecimento do próprio Direito Penal. Já que desta forma, a legislação perde valor e credibilidade, em razão da certeza da impunidade. Precisamos reverter esse jogo”, afirmou Rogério Greco.

Para o Instituto de Direito Aplicado ao Setor Público ter a presença de Greco foi um momento de aprimorar conhecimentos nesta área tão importante do Direito. “Nós sempre estamos preocupados em trazer aos nossos alunos os melhores docentes do país. E o Rogério Greco nos fez refletir sobre quem é o verdadeiro inimigo da sociedade afinal”, Rolf Vidal, diretor institucional do Idasp.


0 visualização

O primeiro seminário de Direito Eleitoral promovido pelo Idasp contou com a participação de grandes autoridades no assunto e abordou temas relevantes para a sociedade.

Na transmissão ao vivo pelo canal do instituto, no Youtube, a Dra Maria Claudia Bucchianeri, ministra substituta do TSE, discutiu sobre a participação feminina na política. “ A nossa lei, no que se refere a superação da sub representação política da mulher, sempre trabalhou no campo da repressão. Primeiro fixou-se uma cota de candidaturas de 30% de mulheres, que é o que temos hoje. Nós tivemos os lamentáveis episódios de candidaturas fictícias de mulheres que estavam lá simplesmente para burlar o mandamento legal”.

O seminário contou também com o ex-ministro do TSE, Dr. Joelson Dias, que alertou para a adoção pelo Brasil de modelos de reformas eleitorais de outros países. “ Muitas das propostas podem acabar por piorar nosso regime político, nosso sistema democrático”.

Durante o seminário, a Dra Ângela Haonat, ex-juíza eleitoral e professora da Universidade Federal do Tocantins, lançou a Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Gestão de Campanha, que pretende priorizar a interdisciplinaridade de saberes. “Nós iremos abordar temas atuais debatidos nos tribunais, a reforma política, os aspectos gerais, jurídicos e contábeis do planejamento de campanha e os fundamentos do direito eleitoral, político e partidário”.

1 visualização

Newsletter outubro
.pdf
Download PDF • 440KB

5 visualizações